Sábado, 02 de Agosto de 2014       
      Máx Min
 
 
Principal » Unaí & Região
 

DETRAN/MG estabelece nova regra para exame de direção

O exame de direção está mais rigoroso em Minas Gerais. O candidato à habilitação deverá realizar a baliza na primeira parte do teste, e, caso não consiga estacionar o veículo, a avaliação será encerrada. A expectativa do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN/MG) é de que a mudança aumente o índice de aprovação e agilize a avaliação.

 
 

A nova instrução, divulgada pelo DETRAN /MG, inclui a marcação, por cones, da área utilizada para a realização da baliza, determinada por examinadores. O candidato terá três oportunidades para tentar estacionar o veículo no espaço delimitado, considerando as condições da via e respeitando o tempo máximo de cinco minutos para categoria B (automóveis). Após a realização da manobra de forma correta, o segundo examinador entrará no veículo para dar continuidade à avaliação. Caso contrário, não haverá a necessidade de percorrer todo o trajeto para saber se o aluno será aprovado.

 
 

O chefe da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor (DHCC) do Departamento, delegado Anderson França Menezes, acredita que a mudança no exame de direção deverá aumentar o índice de aprovação no estado que hoje está abaixo dos 50%. "Muitos candidatos são reprovados por ficarem mais nervosos durante o exame à medida que cometem pequenos erros. O emocional abalado prejudica muito o momento de fazer a baliza", ressalta.
 

A informação sobre a nova regra repercutiu positivamente nas auto-escolas, segundo o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação dos Condutores de Minas Gerais, Rodrigo Fabiano da Silva. "A presença de outras pessoas, incluindo candidatos, observando a avaliação inibirá interpretações erradas", diz.
 

Auto-Escolas
 

Desde o dia 1º de janeiro de 2009, os Centros de Formação de Condutores (CFC) em Minas Gerais atendem a uma série de regras para exercício das atividades. Publicado em fevereiro do ano passado, o Decreto Estadual 44714/2008 prevê novas medidas sobre o credenciamento das auto-escolas, desde a adequação do espaço físico até a manutenção de cursos. Em razão disso, o chefe da Seção de Auto-Escolas do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, Wagner Félix Soares, ressalta que houve um aumento de 150% na demanda de atendimento pelo setor nos dois últimos meses do ano passado. Na primeira quinzena do ano, dos 1.320 CFC cadastrados no sistema do DETRAN /MG, 962 haviam regularizado a documentação exigida para o funcionamento, o que representa 70% do total de auto-escolas em funcionamento no estado.
 

Habilitação
 

A mudança de regras provocará um aumento considerável  na aprovação dos exames, ressaltou Eder proprietário da Auto Escola Santa Helena.

Na carga horária das aulas práticas foram introduzidas ainda novas técnicas de aprendizagem com disciplinas de situações de risco como ultrapassagens, obstáculos na pista, cruzamentos e curvas. Outra novidade é que o candidato pode realizar as aulas práticas, também à noite, e em diferentes condições climáticas, como chuva, frio e nevoeiro.




Voltar                 
Listar Anteriores

¦ Conexão Noroeste ¦ Interligando o Noroeste de Minas.


IR PARA A PÁGINA INICIAL   -  LISTAR TODAS AS NOTÍCIAS   -  LISTAR TODAS AS FESTAS   -  FALE CONOSCO

© COPYRIGHT 2009 - CONEXÃO NOROESTE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS